Motionless by BenHeine on DeviantArt - click to check it out

Encontrei num trabalho acadêmico (do @Eloy_Vieira e @lisboaline) uma teorização sobre os conceitos de redes sociais, mídias sociais e mídias digitais. Acho interessante levantar novamente esta questão para ajudar a elucidar as dúvidas e para que o pessoal não se confunda mais (abaixo, ipsis litteris):

…é importante ressaltar a diferença conceitual entre redes sociais, mídias sociais e mídias digitais. As redes sociais são simplesmente mais um forma de relações entre as pessoas, que, “na internet, […] são as relações interpessoais mediadas pelo computador, e acontecem através da interação social em busca da comunicação” (FREITAS, 2010, p. -).

Já as mídias sociais abrangem muito mais, e são típicas da Web 2.0, pois, segundo Kaplan e Haenlein (2010, p. -) as mídias sociais são “um grupo de aplicações para Internet, construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador”, ou seja, as redes sociais na Internet são automaticamente consideradas mídias sociais uma vez que proporcionam trocas de informações, idéias e interesses.

Já o termo mídias digitais é muito mais abrangente e designa qualquer meio de comunicação que se utilize de tecnologia digital, ou seja, toda rede social é uma mídia social que, por sua vez, também é uma mídia digital.

Fonte: ler PDF no Google Docs

PS: e pra quem ainda confunde, quem trabalha com Design é Designer – o trabalho do Designer é o Design; logo, um site ou um folder não tem um “designer bonito”, a não ser que você esteja se referindo ao cara que criou a arte!