Inbound Marketing

A tecnologia avança a cada dia e, assim como o cenário tecnológico, o perfil do consumidor também passa por sérias transformações. Atualmente, sua visão analítica empenha maior cautela na busca de produtos/serviços e na prevenção de transtornos. Adaptar-se a esse novo perfil mais exigente é essencial ao marketing digital.

Assim, o Inbound Marketing ganhou espaço. Sua estratégia visa, sobretudo, ganhar o interesse do público-alvo, em vez de almejar apenas uma possível compra. Por meio de conteúdos relevantes, e interações entre a marca e seu consumidor, fideliza-se o cliente e promove-se, espontaneamente, o produto/serviço a outras pessoas. Contudo, o trabalho precisa ser realizado de forma estratégica e com qualidade, atendendo ao exigente consumidor.

Entendendo o Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing significa “marketing de atração” (ou marketing de entrada, em tradução literal). Consiste em uma nova abordagem de marketing que exige bastante monitoramento e tempo em cada processo. Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores.

Metodologia Inbound Marketing

Quatro etapas fundamentais da estratégia são constituídas por blogs, mídias sociais, SEO, landing pages, formulários, e-mails, entre outras estratégias abrangentes com base nesses métodos. Vejamos as quatro etapas:

  • Atrair: gerar tráfego qualificado é a primeira ação a ser realizada para o sucesso do trabalho. O foco não é atrair qualquer pessoa, mas sim um lead qualificado, quem se interessa pelo produto, denominadas ‘personas compradoras’. Esse tráfego é gerado através de blogs, conteúdos, social media, SEO e landing pages.
  • Converter: sua empresa pode ter um bom tráfego e, ainda assim, não gerar muitos leads – o que é natural. Por isso, depois de atrair os visitantes, é preciso convertê-los em leads. A aproximação com o cliente requer ter ao menos o e-mail do lead para iniciar o processo de conversão. Para adquirir essa informação, é importante gerar algum assunto relevante a ele, fazendo uma troca. Por exemplo, com a criação de um e-book instrutivo, um whitepaper ou até mesmo fornecendo uma consultoria gratuita.
  • Fechar: no processo de fechamento ocorre a transformação dos leads em consumidores. Essa fase acontece no contato da empresa com o cliente, por meio de e-mail marketing, por exemplo. Assim a empresa possui o contato de um consumidor em potencial e deve, portanto, nutrir essa relação para que a ação prossiga dando bons frutos através de e-mail, workflows, lead scoring e interação com o CRM.
  • Encantar: um erro corriqueiro das empresas atuais é se esquecer do cliente que fechou um contrato ou concluiu uma compra. O Inbound Marketing tem como objetivo encantar todos os clientes atuais e também os antigos compradores, tornando-os clientes fiéis e promotores da marca ou produto – podendo até mesmo vender novos produtos ou serviços para esses clientes. Para isso, algumas ferramentas são importantes, tais como: social media, calls-to-action eficazes, e-mail marketing e workflows.

O segredo para o bom resultado está em fornecer a informação certa, na hora certa e no lugar certo. Ter uma boa qualidade de conteúdo e atendimento é essencial para que um visitante se torne um cliente fiel que não deverá ser esquecido após o fechamento da compra.

5 razões para aplicar o Inbound Marketing

  1. Empresas relatam que cerca de 60% dos contatos de novos clientes vieram graças aos blogs.
  2. Uma média de 70% dos internautas clica em links que resultam de busca orgânica e não em anúncios pagos, evidenciando a importância da atividade de SEO no bom posicionamento de uma empresa e/ou produto na internet.
  3. 92% das agências de marketing digital dos EUA acreditam que, se considerarmos a economia atual, o Inbound Marketing é essencial para as empresas.
  4. O Inbound Marketing possui custo de 62% a menos por lead do que o marketing tradicional, o que potencializa o retorno da verba investida pelo cliente.
  5. Cerca de 80% das pessoas fazem buscas online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing digital.

Apesar de parecer novo no Brasil, a prática do Inbound Marketing já é utilizada em grande escala nos Estados Unidos. A metodologia abrange a todos e cada passo dos clientes é uma certeza de que o marketing de atração não acontece por acaso. Executando as estratégias do Inbound Marketing de maneira certa e eficaz, grandes marcas atingirão seu real propósito: satisfazer o cliente em todos os processos da venda.

Conteúdo enviado por WSI Marketing na Internet (guest post)