evite a tempestade no Facebook
O Social Bakers apontou dez erros que muitos de nós, profissionais das mídias sociais, cometemos com as páginas corporativas no Facebook. São dez questões interessantes sobre coisas que podemos evitar e alguns cuidados para que a página da sua empresa (fanpage) obtenha melhores resultados na maior mídia social do mundo. Vamos conferir:

 

1. Publicar com muita frequência no mesmo dia

Encher os fãs de atualizações da sua página, dificultando que eles acompanhem seus amigos, é algo que pode custar o engajamento do fã e pode até ser considerado spam.

Para empresas em geral, recomenda-se publicar conteúdo de 1 a 3 vezes por dia – mas somente se você tiver um ótimo conteúdo para compartilhar. Se a sua marca for um jornal ou outra empresa de mídia, é aceitável uma média de 6 a 12 publicações por dia.

2. Publicar o mesmo conteúdo duas vezes

Alguns profissionais de mídias sociais recomendam repetir, repostar, republicar o mesmo conteúdo (ou uma chamada para ele). Pense: pode ser que muita gente siga você com afinco e acabe cansada do seu estilo de papagaio. Caso realmente precise repetir, assegure-se de fazê-lo com uma nova roupagem, dentro de um novo contexto.

3. Bater boca com o cliente

Esta postura só vai gerar dor de cabeça e mais discussão acalorada. Se promover o bate-boca, pode contar com muitos fãs desconvertidos, geração de buzz negativo sobre a marca e um grande impacto prejudicial à percepção da marca.

4. Apagar comentários negativos

Em vez de apagá-los, o que é percebido pelo público como censura e falta de abertura, defina algumas regras e ações específicas para resolver diferentes tipos de comentários negativos. Não precisa fazer alarde, mas responder e respeitar a opinião do cliente é essencial (desde que não sejam agressores/trolls).

5. Publicar conteúdo em curtos períodos de tempo

Há uma sutil diferença entre publicar com muita frequência e publicar em curtos períodos. Mesmo que você insira apenas dois conteúdos em sua fanpage, procure distribuí-los durante o dia, em vez de enviá-los de uma só vez. Você aumenta suas chances de atingir pessoas diferentes e de ganhar a atenção dos fãs em momentos distintos.

6. Publicar apenas um tipo de conteúdo

É bem provável que você queira gerar tráfego para o seu site, mas os fãs não estão interessados apenas em receber links dele. Busque variar, alternando com algumas imagens, notas rápidas e vídeos relacionados ao seu segmento.

7. Publicar sem descrições

A clareza da informação é importantíssima. Por isso, lembre-se sempre de explicar aos fãs que receberão o seu conteúdo, em poucas palavras, que raios você está compartilhando.

8. Não responder aos fãs

Este é um grande erro. Como toda mídia social, o Facebook é um canal de comunicação de mão dupla. Portanto, conecte-se com seus fãs e engaje-os em seu Mural.

9. Demorar em responder aos seus fãs

O consumidor digital, o heavy user de internet e tecnologia é acostumado com rapidez em tudo e esta expectativa é a mesma no atendimento das empresas, especialmente nas mídias sociais. Não deixe seu público achar que não foi ouvido: procure respondê-los em até seis horas.

10. Não utilizar as abas da página

Talvez não possamos chamá-las mais de abas, pois foram movidas para baixo do logotipo/avatar, mas o conceito continua o mesmo: locais que vão além do Mural, Discussões e Informações. Explore todos os recursos multimídia e altamente personalizáveis das páginas.

 

E agora que as páginas do Facebook são tão populares e apresentam tanto potencial, será que vale a pena substituir o seu site por uma fanpage na mídia social? Busquei responder à pergunta neste artigo publicado no iMasters. Confira!