Recentemente li uma matéria do jornal Reporter Diário sobre o uso das mídias sociais no ambiente de trabalho. Resumindo, podemos dizer que os riscos enfrentados são:

  1. A opinião de colaboradores pode ser vista como opinião da empresa;
  2. Dados sigilosos podem ser divulgados (vazar);
  3. A falta de bom senso no equilíbrio do tempo navegando em mídias sociais com o tempo trabalhado pode diminuir a produtividade.

A minha opinião sobre isso baseia-se numa chave muito simples: informação. As empresas só precisam informar seus colaboradores sobre a importância e relevância das mídias sociais, estabelecer um diálogo sério, fazendo com que todos entendam as vantagens e os riscos das mídias sociais – como elas podem ser saudáveis e benéficas para a empresa e seus colaboradores, mas como elas requerem cuidados para evitar confusões, desentendimentos e prejuízos à marca.

Montagem sobre arte de FatherofGod - http://fatherofgod.deviantart.com/art/Office-Space-107224161

Como explicar aos colaboradores

Acredito numa metáfora capaz de explicar de forma bastante descomplicada: as mídias sociais são como uma camiseta. Se você está nas mídias sociais, você está vestindo o tempo todo uma camiseta com informações sobre você. Se você informa o nome da sua empresa em suas mídias sociais, você está estampando o nome da empresa em sua camiseta. Se você fala mal da empresa onde trabalha nas mídias sociais, passa a ir trabalhar usando uma camiseta com suas insatisfações estampadas. Você estamparia “eu odeio meu chefe” numa camiseta e iria trabalhar com ela?

Sobre o tempo investido, o diálogo deve ser o mesmo utilizado ao abordar o tempo que as pessoas passam conversando ou acessando quaisquer outros sites que não tenham relação direta com seu trabalho. Use com moderação! Dê uma olhadinha, descontraia um pouco, relaxe sua mente e depois volte seu foco ao trabalho. Lógico que algumas pessoas não terão bom senso e precisarão de mais conversa ou restrição, mas em geral, uma aproximação franca de um bom líder é o suficiente para que seus colaboradores, de fato, colaborem.

Estudos já revelaram que utilizar as mídias sociais no trabalho é algo positivo, confira clicando aqui.