Para descontrair e informar, nada melhor do que uns advergames. Um dos recursos mais utilizados em estratégias de marketing para web é o branded entertainment ou, advertainment (advertising + entertainment). É um excelente modo de aproximar o consumidor da marca, gerar empatia e fixação – além de, é claro, poder tornar-se um viral. Por isso, dedico este post à uma face do branded entertainment, os advergames! Ou seja, jogos patrocinados por marcas. Consideram até o jogo de guerra (PC/PS2) America’s Army um advergame do Exército dos EUA, pois ele tem como objetivo aumentar as vendas, quer dizer, o alistamento.
.
Um dos mais notáveis, envolvendo uma superprodução: The Coke Zero Game.
04-09-advergame-cocazero

.

Super Vôlei Brasil, da Olympikus, bem feitinho!

04-09-advergame-volei

.

Liquid Awesomeness, da Nestea. Meio bobo, mas a produção é legal.

04-09-advergame-nestea

.

Surfínia, jogo criado para divulgar a novela Três Irmãs, da Rede Globo.

04-09-advergame-surfinia

.

The Strongest Truck, da Volvo.

04-09-advergame-volvo

.

Pra você dar no couro, a Axe oferece o Axe (ou Lynx, seu nome em alguns países) Roar Off.

04-09-advergame-axe

.

Fanta: jogo para celular, Virtual Tennis, é inovador por utilizar o conceito de “realidade aumentada“.

04-09-advergame-fanta

.

Premiado e muito interessante, o jogo (em português) Weather é oferecido pela ong GreenPeace.

04-09-advergame-weather

.

Menthos apresenta um jogo de luta com temática interessante, Kiss Fight!

04-09-advergame-kissfight

.

E o Menthos também tem um jogo de realidade aumentada, que exige apenas uma webcam. Beije!

04-09-advergame-kisscam

.

Coca-Cola Zero e Nascar apresentam: Rooftop Racer, advergame no qual você deve equilibrar a garrafa sobre o carro (treta!).

04-09-advergame-rooftop

.

Lego oferece um jogo muito divertido, do Indiana Jones. Clique aqui!

04-09-advergame-lego

.

Acho que está bom por hoje, né? Se você tiver alguma sugestão, deixe um comentário! :)

.

MAIS

Ótimo artigo explica detalhadamente o advergame, em português: clique aqui.

.

.

ADVERGAME é coisa do PASSADO!

Esse tema está em destaque e é alvo de discussões mas engana-se quem pensa que é coisa nova, propaganda in-game e advergames existem desde os tempos do Atari 2600. A Johnson & Johnson tinha uma espécie de Space Invaders chamada Tooth Protectors onde o jogador deve defender os pobres dentes dos germes causadores de cárie. A Coca Cola tinha o Pepsi Invaders, em ataque claro a sua concorrente o jogador tinha que impedir a invasão da Pepsi e até destruir o logo da companhia rival. A Purina também tinha um jogo de labirinto chamado Chase the Chuck Wagon. Tudo isso no começo dos anos 80!
A época dos consoles de 8 e 16 bits também teve suas propagandas in-game e advergames. A Pizza Hut e a Domino’s Pizza brigavam para agradar seus clientes também no mundo dos consoles. A Pizza Hut patrocinava o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles II para NES e o mascote da Domino’s Pizza tinha seu próprio jogo, Yo! NoidCool Spot também para NES. Me lembro do jogo da 7-up para Mega Drive e SNES. Acredito que esses não sejam os únicos, uma pesquisa mais detalhada deve revelar inúmeros outros jogos para diversos sistemas.
– Trecho de post do blog Oitobits, original aqui